Notícias

FILTRAR:

Fim do fator previdenciário deve ser votado após as eleições municipais

A Câmara dos Deputados deve votar o fim do fator previdenciário logo após o segundo turno das eleições municipais, marcada para 28 de outubro. O presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), pretende buscar um entendimento com o Ministério da Previdência e a equipe econômica do governo antes do pleito. 

Pela proposta, o fator previdenciário - responsável por diminuir o valor das aposentadorias para quem se aposenta por tempo de serviço - seria substituído pelo mecanismo 85/95. 

Dessa forma, a aposentadoria ficaria condicionada à soma do tempo de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e a idade do trabalhador. Essa conta deve atingir 85 no caso das mulheres e 95 no dos homens.

O movimento sindical luta há anos pela extinção do fator previdenciário. Em abril passado, a Câmara aprovou o pedido de urgência do projeto. Com isso, a proposta será discutida e votada diretamente pelo plenário, sem necessidade de passar por comissões temáticas. A votação só não ocorreu antes por falta de consenso no governo. 

TAGS