Notícias

FILTRAR:

Aposentados e centrais solicitam audiência à Dilma

O Sindnapi e as centrais sindicais – Força Sindical, CUT, UGT e CTB – formalizaram, nesta terça-feira (4/12), no Palácio do Planalto, pedido de audiência com a presidenta da República, Dilma Roussef, para debater a extinção do Fator Previdenciário, que tanto prejuízo tem aos trabalhadores. 

O ofício foi entregue ao assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Os sindicalistas esperam a conversa com a presidenta até o dia 17, uma vez que o recesso parlamentar é previsto para o dia 20 de dezembro.

No encontro, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, fez um relato das regras para cálculo da aposentadoria contidas no projeto do Fator 85/95, em substituição ao Fator Previdenciário. Explicou que a proposta não é o ideal, mas menos injusta que as regras vigentes. Além disso, esclareceu que o Fator 85/95 é um incentivo para que os trabalhadores continuem na ativa, uma vez que o seu benefício terá um multiplicador caso não decida se aposentar.

Feijóo concorda com o projeto mas adiantou que a mudança assusta o governo em virtude do contencioso judicial que poderá provocar – ou seja, levar os aposentados nos últimos 12 anos a reclamar na Justiça as perdas que tiveram com o Fator Previdenciário. Essa conta, segundo o assessor especial seria um desembolso do governo em torno de R$ 56 bilhões.

Caso a presidenta não aceite o diálogo, os sindicalistas prometem fazer uma grande manifestação diante do Palácio do Planalto na próxima semana – e se for o caso, disse Paulinho, vamos colocar cem mil trabalhadores em Brasília em fevereiro. Os sindicalistas também ameaçam obstruir a votação da lei orçamentária anual, caso a presidenta não se disponha ao diálogo.

TAGS