Notícias

FILTRAR:

Processo de reestruturação da Telefônica/Vivo

Em março de 2012, a Telefônica informou aos sindicatos a necessidade de efetuar uma readequação na estrutura administrativa e operacional, devido à fusão com a Vivo. Segundo a Telefônica, o objetivo deste processo era o de reorganizar setores, departamentos e sobreposição de cargos.

Em fevereiro de 2013, a empresa informou em reunião com os Sindicatos filiados à Fenattel (Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações) que o processo de reestruturação iniciado ano passado ainda não havia sido finalizado. 

Sendo assim, a Telefônica/Vivo afirma que será necessária a redução de aproximadamente 1.000 postos de trabalho e o fechamento de 500 vagas que estavam abertas em todo o Brasil. 

Diante deste irreversível cenário, os Sindicatos, por meio de sua Federação, negociaram um pacote de benefícios com o intuito de minimizar o impacto econômico dos trabalhadores envolvidos. 

O Pacote de Benefícios será o seguinte:

• Meio salário base por ano trabalhado; 
• A indenização será de, no mínimo, 1 salário base e no máximo, 10 salários base, independentemente do tempo de contrato de trabalho;
• Manutenção do Plano de Saúde por 6 meses;
• Serviço de apoio à transição de carreira;
• Doação do aparelho celular funcional;
• A empresa não descontará os valores do VR/VA no mês do desligamento;

A inscrição deverá ser efetuada no período de 4 a 6 de março de 2013.

Vale lembrar que cada caso será analisado individualmente pela empresa e todos receberão uma resposta à solicitação de adesão ao programa. “O Sindicato, por princípio, é contra o desemprego. Entretanto, diante de um processo irreversível como este que enfrentamos da fusão de duas empresas na qual existe sobreposição de cargos, buscamos ao máximo uma alternativa para abrandar o impacto na vida dos trabalhadores”, declara Almir Munhoz, presidente da Fenattel e do Sintetel.

TAGS