Notícias

FILTRAR:

1º de Maio Unificado reúne milhares de trabalhadores em SP

Promovido pelas centrais sindicais Força Sindical, CTB, UGT e Nova Central a comemoração do 1º de Maio Unificado aconteceu na Praça Campo de Bagatelle, na zona Norte de São Paulo, e reuniu quase um milhão de trabalhadores. 

Com o tema “70 anos da CLT”, a comemoração contou com momentos de reflexão sobre a possível reformulação da lei que prevê os direitos dos trabalhadores. Para Paulo Pereira, presidente da Força Sindical, pequenas adaptações são necessárias para atualizar a lei, porém, segundo ele, a maioria das propostas de reformulação da CLT vem totalmente embargada de interesses que beneficiam apenas os empresários. “Nós do movimento sindical não podemos permitir que reduzam os direitos do trabalhador”, afirma Paulinho.  

O evento contou com a presença de líderes sindicais e políticos. Entre eles, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) que criticou atuação da presidente Dilma no controle da alta dos preços. “O governo não tratou com tolerância zero a inflação", afirmou o senador. Já o ministro-chefe da secretaria geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, rebateu os comentários do senador e diz que a inflação teve apenas um pico nos últimos meses, mas que essa situação não é permanente. “A presidente Dilma zela como uma leoa contra a inflação", assegurou Carvalho.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também esteve na comemoração e aproveitou a ocasião para anunciar o reajuste do piso para os servidores municipais. 

As questões incluídas na pauta de reividicações encaminhada à presidente Dilma na última Marcha das Centrais à Brasília, em março, também foram reforçadas nos discursos dos políticos e sindicalistas. A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e o fim do fator previdenciário, por exemplo, foram os assuntos mais citados.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, não revelou nenhuma posição do governo sobre as propostas encaminhadas pelos líderes sindicais. “A presidente Dilma receberá as centrais em 14 de maio para tratar sobre esse assunto e um acordo, sem dúvida alguma, acontecerá”, afirmou o ministro.
 
Ao longo da comemoração, diversos cantores se apresentaram e 19 veículos 0Km foram sorteados. Entre eles, Rio Negro e Solimões, Inimigos da HP e Zezé di Camargo e Luciano. 

TAGS