Notícias

FILTRAR:

RM Telecom: a greve deu resultado!

Os trabalhadores da empresa RM Telecom – Projeto Oi paralisaram suas atividades em 22 e 23 de maio.

Pressionada, a empresa abriu negociações. A direção do Sindicato convocou a RM para uma reunião para discutir a pauta de reivindicações dos trabalhadores.

A seguir, conheça as respostas da empresa para os problemas levantados pela categoria:

•Sobreaviso e escala de revezamento não são previamente planejados: são realizadas escalas de sobreaviso e comunicadas ao trabalhador. A média de realização de um plantão por mês por técnico.

 •Fraude no cartão de ponto: a empresa disponibiliza a marcação de ponto via celular, orelhão, web e SCRM. O trabalhador é responsável por marcar seu ponto. Na situação de falha do sistema é aplicado o abono coletivo. Caso o colaborador realize a hora extra no dia da falha existe um formulário de inclusão e marcação que o trabalhador assina e o RH insere no sistema.

 •Morosidade no pagamento de horas extras: a hora extra é realizada do dia 1º ao dia 30, lançada na folha do mês seguinte. O Sindicato solicitou a possibilidade do fechamento da folha de 21 a 20. A empresa responderá em 10 dias.

•Problemas de equiparação salarial: a empresa vai analisar o trabalho do técnico que esteja há mais de dois anos na função: técnicos I,II e III. A empresa pediu um prazo de 10 dias para informar o Sindicato os critérios das faixas salariais.

•Não antecipação do dinheiro pago para despesas com estacionamento, zona-azul e pedágios: os serviços são agendados e depositados na conta do técnico para posterior prestação de contas, mediante apresentação de comprovantes.

•Prática de assédio moral: a empresa afirma que tal comportamento não é tolerado e que não existe tal prática.

•Trabalho sem folga: existe uma escala de sobreaviso.

•A empresa aciona o trabalhador fora da jornada de trabalho por e-mail e/ou telefone: a atividade é informada ao técnico para iniciar dentro da sua jornada de trabalho, evitando assim o deslocamento até a base e fugindo do trânsito.

•Não pagamento do auxílio refeição em hora extra: é o mesmo processo da realização de hora extra. O crédito é no 1º dia útil de cada mês.

•Não negociação do PLR 2012: a empresa pediu prazo de 10 dias para responder.

Os trabalhadores também reclamam da gestão da empresa, como a ausência de incentivos para realização de cursos, excesso de advertências e suspensões indevidas, além da falta de planejamento de trabalho. De acordo com a empresa, as medidas disciplinares são tratadas com o RH e arquivadas no prontuário.

O Sindicato conseguiu obter o compromisso da empresa para que não haja retaliação do movimento de paralisação. A direção do Sintetel vai acompanhar de perto o cumprimento das promessas da RM. Estamos atentos!

TAGS