Notícias

FILTRAR:

Artigo: A importância do Dia Mundial da Juventude

Os jovens, que hoje somam mais de um bilhão ao redor do mundo, aparecem como importantes protagonistas do desenvolvimento, além de despontarem como agentes essenciais de inovação e mudanças sociais positivas. O Dia Mundial da Juventude, celebrado em 12 de agosto, foi instituído em 1998, em Portugal, quando a Conferência Mundial de Ministros para a Juventude transformou em data comemorativa o dia de encerramento do evento. Na mesma ocasião, a Declaração de Lisboa sobre Políticas e Programas de Juventude também foi aprovada.

A formação estimula a atuação do jovem na sociedade, propiciando o reconhecimento de seu potencial e a convivência em grupo, o que chamamos de Protagonismo Juvenil. Em suma, visa-se contribuir para despertar nos jovens o direito de serem construtores e autores da sua história e da história de seu país. O Protagonismo Juvenil comemora 20 anos, e a criação de sua filosofia formativa, elaborada pela Fundação Odebrecht, é hoje patrimônio do Terceiro Setor.

Para marcar a data, a Secretaria Nacional da Juventude da Força Sindical realizou na ocasião o Seminário Nacional da Juventude na colônia de férias da Fecomerciários, em Praia Grande, que reuniu cerca de 80 jovens, sendo 35 mulheres, e dirigentes importantes da central. O lema utilizado foi o seguinte: "Ser jovem no Brasil contemporâneo é estar imerso por opção ou por origem em uma multiplicidade de identidades, posições e vivências. Dai a importância do reconhecimento da existência de diversas juventudes no país, compondo um complexo mosaico de experiências que precisam ser valorizadas no sentido de promover os direitos dos jovens".

Em tempo: Os integrantes do departamento da Juventude do Sintetel, Maria Edna Medeiros e Fábio Oliveira da Silva [também secretário estadual da Criança e Adolescente de São Paulo pela Força Sindical - eleito], contribuíram com ações e propostas durante o seminário. Eles pediram também maior participação da juventude no mundo sindical e nos espaços de participação social, criando políticas públicas de juventude.

TAGS