Os jovens, que hoje somam mais de um bilhão ao redor do mundo, aparecem como importantes protagonistas do desenvolvimento, além de despontarem como agentes essenciais de inovação e mudanças sociais positivas. O Dia Mundial da Juventude, celebrado em 12 de agosto, foi instituído em 1998, em Portugal, quando a Conferência Mundial de Ministros para a Juventude transformou em data comemorativa o dia de encerramento do evento. Na mesma ocasião, a Declaração de Lisboa sobre Políticas e Programas de Juventude também foi aprovada.
A formação estimula a atuação do jovem na sociedade, propiciando o reconhecimento de seu potencial e a convivência em grupo, o que chamamos de Protagonismo Juvenil. Em suma, visa-se contribuir para despertar nos jovens o direito de serem construtores e autores da sua história e da história de seu país. O Protagonismo Juvenil comemora 20 anos, e a criação de sua filosofia formativa, elaborada pela Fundação Odebrecht, é hoje patrimônio do Terceiro Setor.
Para marcar a data, a Secretaria Nacional da Juventude da Força Sindical realizou na ocasião o Seminário Nacional da Juventude na colônia de férias da Fecomerciários,
Em tempo: Os integrantes do departamento da Juventude do Sintetel, Maria Edna Medeiros e Fábio Oliveira da Silva [também secretário estadual da Criança e Adolescente de São Paulo pela Força Sindical - eleito], contribuíram com ações e propostas durante o seminário. Eles pediram também maior participação da juventude no mundo sindical e nos espaços de participação social, criando políticas públicas de juventude.