Notícias

FILTRAR:

Saiba como recuperar as perdas do FGTS no Ponto de Encontro dessa semana

O Ponto de Encontro dessa semana falou sobre as contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que desde 1999, estão defasadas. Os trabalhadores estão com altíssimos prejuízos. Há casos em que a perda chega a 88,3% do valor do fundo.

Isso acontece porque a Taxa Referencial (TR) - índice usado para corrigir as contas do FGTS - desde 1999 não é aplicada pelo Governo federal conforme os números da inflação anual. Com isso, o dinheiro do trabalhador vem ficando defasado. 

Diversos sindicatos já ingressaram no Poder Judiciário visando à correção retroativa dessas perdas, gerando ações, que somadas podem se transformar no maior processo judicial da história do país, em termos de pessoas e dinheiro envolvidos.

O Sintetel contratou advogados para também ajuizar a Ação Coletiva contra a Caixa Econômica Federal e, em estúdio, o Diretor Jurídico do Sintetel, Welton José de Araújo, explica o que o trabalhador deve fazer caso queira ingressar na ação e recuperar as perdas do FGTS.

Além disso, no quadro Qual é a dúvida? o presidente do Sintetel, Almir Munhoz, esclarece como é feito o desconto da contribuição sindical e conta como é distribuído esse valor. 

O Se Liga na Dica da semana mostra programações gratuitas de lazer no estado de São Paulo, enquanto o Giro Sintetel traz artistas da Rede Globo em depoimentos contrários ao Projeto de Lei 4.330, que pretende ampliar a terceirização.

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO PROGRAMA.


A TV
Nos diversos programas, serão abordados temas relevantes para os trabalhadores em telecomunicações. Inclusive, serão divulgadas informações úteis sobre o universo do trabalho, com abertura para debates e análises sobre o panorama nas operadoras, prestadoras e no teleatendimento.

Além disso, o internauta confere as principais dicas de cultura e lazer em São Paulo e ainda pode participar do programa e esclarecer alguma dúvida.

Todas as semanas, às quartas-feiras, um novo programa é exibido de forma inédita, às 22 horas, pelo site da TV Geração Z  e, já na sexta-feira, esse mesmo programa fica disponível aqui no site do Sintetel.

 O projeto é uma parceria com a TV Geração Z e com a TV UOL.