Notícias

FILTRAR:

“Conversa entre Mulheres” termina com reflexão de igualdade e luta coletiva

No encerramento do seminário “Conversa entre Mulheres”, realizado no sábado, 1º de fevereiro, as convidadas assistiram palestra sobre a posição da mulher no mercado de trabalho metropolitano e suas desigualdades. Elas também participaram da última atividade, que envolveu conhecimento sindical.

A técnica do DIEESE da Subseção da Fenattel (Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações) Renata Filgueiras foi a palestrante do dia. Segundo dados do PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) apresentados por Renata, a mulher representa quase 50% do mercado de trabalho. “O ingresso do sexo feminino no mercado de trabalho está crescendo, mas ainda é pouco" diz a palestrante.

Para Renata, as cláusulas de gênero devem ser negociadas para promover a igualdade. “O ganho de uma cláusula não é só da mulher, é do homem, é da sociedade. A mulher não é mais força secundária, ela cria condições para o corpo social girar”, explica.

A vice-presidente do Sindicato, Cristiane do Nascimento, dividiu as participantes em grupos para simular defesas de cláusulas que estão na Convenção Coletiva. Assim como Renata, a vice-presidente defende que discussões que envolvem a maternidade também devem ser feitas com os homens. “Esses assuntos não afetam só a mulher, afetam a todos”.

Durante os três dias do seminário, as sindicalistas tiveram um longo trabalho de autoconhecimento e de reflexão sobre a força que possuem. “Levo comigo uma reformulação do pensamento. Parei para pensar em mim como pessoa e como integrante da sociedade. O evento foi uma complementação de ética, fidelidade e entendimento”, afirma Andrea de Paula Nunes, diretora de base há 17 anos e trabalhadora da Vivo/Telefônica.

“O seminário foi uma reaproximação das delegadas e um entendimento do que elas querem hoje. Para a Secretaria foi muito importante. Saio com direcionamento e conhecimento do perfil dessas mulheres. Muita coisa vai mudar, pois a partir de agora iniciamos um novo trabalho, uma nova percepção”, analisa a secretária da Mulher do Sintetel e organizadora do evento, Cenise Monteiro.

Clique aqui para saber mais informações sobre a palestra dada pela técnica do DIEESE- Subseção da Fenattel, Renata Filgueiras.