Notícias

FILTRAR:

Sintetel faz atos contra pouco caso da Atento com a saúde do trabalhador

Os dirigentes do Sintetel estiveram em diversos prédios da Atento em 5 e 6 de agosto para mobilizar os trabalhadores em diversas regiões do Estado de São Paulo. A ação sindical foi uma resposta à medida unilateral tomada pela empresa, que resolveu mudar sua política de aceitação de declarações e atestados médicos.

Por meio de um comunicado interno, a Atento informou que não aceitará mais declarações de horas de consultas com psicólogos, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo e dentista. A empresa também não aceitará mais declarações de realização de exames laboratoriais.
 
Além disso, a Atento informou novos procedimentos para aceitar atestados médicos. Agora, o trabalhador tem que conversar com o gestor ou coordenador para retirar um formulário de encaminhamento antes de levar o atestado para o setor responsável. 

A Atento ainda está criando outras dificuldades, como fazer o empregado ir pessoalmente entregar o atestado mesmo que esteja doente. O funcionário ainda é obrigado a se consultar com um médico da empresa enquanto está afastado, sem respeitar os dias de licença dados por outro profissional e tendo que arcar com dinheiro do seu bolso o transporte. Quando o atestado é superior a três dias, a empresa marca uma nova data para passar com o médico dela, que na maioria das vezes diminui os dias de licença.  
 
O Sintetel vai exigir nova postura da empresa referente a essa situação. Caso contrário, tomará junto com os trabalhadores as medidas necessárias para exigir o devido respeito.

Atualizada às 11h de 06/08