Notícias

FILTRAR:

Teleatendimento: representantes sindicais compõem pré-pauta de reivindicações dos trabalhadores

Os dirigentes do Sintetel se reuniram com os trabalhadores representantes do Sindicato nas empresas de teleatendimento para o 1º Seminário de Composição de Pauta. O evento reuniu os chamados delegados sindicais de empresas como Atento, Contax, AlmaViva, entre outras, para montar a pauta de reivindicação dos trabalhadores. O evento começou logo cedo e avançou até o meio da tarde de 25 de setembro, sexta-feira.

A abertura foi conduzida pelo assessor do Sindicato Antônio Toschi, que explicou o trabalho inédito que vem sendo realizado esse ano para a Campanha Salarial no teleatendimento. Os sindicatos de telecomunicações filiados à Fenattel nos mais diversos Estados estão reunindo trabalhadores do setor para opinar e trazer sugestões à pauta de reivindicações. “Os problemas de São Paulo são parecidos com os de outros Estados, e com essa inciativa queremos construir juntos nossa Convenção Nacional”, explicou Antônio Toschi. 

Os Sindicatos nos diferentes estados estão elencando as reivindicações dos trabalhadores e, no começo de outubro, um encontro irá definir a pauta nacional de reivindicações dos trabalhadores. “Esse processo garantirá que uma empresa não ameace mudar de Estado para pagar menos aos trabalhadores, pois conseguiremos com que todos eles tenham direitos iguais”, contou Fábio Oliveira, dirigente do Sintetel responsável pelo setor de teleatendimento junto com Áurea Barrence. “Nosso maior desafio é manter a base mobilizado com tamanha rotatividade, esse é um problema que também temos que combater”, acrescentou ela embasada em fatos: a rotatividade no setor chega a 129,8%, muito maior que a média de outras categorias, que é de 62,8%.

Para embasar de dados os trabalhadores antes de definir as reivindicações, a técnica do Dieese Camilla Ikuta fez uma apresentação sobre a conjuntura econômica do Brasil e das negociações coletivas. Ela citou, por exemplo, que o setor de teleatendimento deve ter um aumento de 4,7% em suas receitas neste ano. 

Após assistir a apresentação, o presidente do Sintetel, Almir Munhoz, convidou a categoria a lutar junto com o Sindicato por melhorias. “Não há campanha salarial vitoriosa em nenhuma categoria sem o engajamento do trabalhador”, disse. “Estamos colhendo reivindicações em todo o Brasil para fazer uma pauta forte”, concluiu. A dirigente do Sintetel na região do ABC, Rosilane Dias Brandão, comemorou o fato: “não é fácil construir uma pauta nacional e nós estamos conseguindo”. 

Na sequência, os delegados sindicais começaram a trazer as reivindicações que ouvem da base. Esse trabalho de composição durou por cerca de três horas e acabou com a elaboração de uma pré-pauta com 100 itens. Agora, esse conteúdo será debatido nacionalmente e a versão final, cuja composição ocorrerá em 7 de outubro,  será levada posteriormente para avaliação de todos os trabalhadores em assembleia.

TAGS