Notícias

FILTRAR:

Ato Solene marca posse da Diretoria eleita da FENATTEL

A nova Diretoria da FENATTEL - Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações, tomou posse em cerimônia oficial realizada na sexta-feira, 26 de fevereiro, na cidade de São Paulo. Além dos eleitos para os próximos quatro anos, o ato solene contou com a presença do presidente da UGT, Ricardo Patah, do coordenador do DIEESE, Airton Santos, e da representante da CUT nacional, Ieda Glauce Paura. 

Almir Munhoz, atual presidente da Federação e do Sintetel, foi reeleito para o cargo até 2020. Em seu discurso, Almir alertou de que é preciso estar atento ao jogo dos patrões. “As empresas usam a crise, que não é nossa, como justificativa para impedir os trabalhadores de serem reconhecidos, ou seja, nada de salários dignos e nem benefícios”, alertou.
 
Parafraseando o que já dito futebolístico ‘nossa maior defesa é o ataque’, Almir salientou que a Federação ainda engatinha no trabalho de se tornar reconhecida efetivamente.  “O trabalhador tem que nos enxergar como um jogador de futebol que vai atrás com garra de ganhar o jogo. Que façamos o que o trabalhador quer da gente, que é lutar”, defendeu Almir Munhoz.
 
Unidade na luta
 
A união da diretoria foi um dos temas mais comentados durante os discursos. “Nós estamos no caminho da construção, sozinho não seríamos ninguém”, comentou José Carlos Guicho, diretor de Relações e Negociações Coletivas da Fenattel.
  
Luís Antonio, secretário Geral, relembrou o compromisso firmado no último Congresso da FENATTEL: “O seguimento de telecom ainda está em construção. Ele é muito rico e dinâmico e requer de nós muita paciência. O que combinamos no nosso Congresso, de resistir, de representar e de unir, nós temos que continuar, companheiros”.
 

A Federação conseguiu mais visibilidade fora do Brasil desde que Almir Munhoz assumiu a presidência, de acordo com a diretora de Relações Internacionais, Cenise Monteiro. Ela foi enfática sobre o papel da Federação: “Nós privilegiamos o trabalhador. Sempre pensamos no que querem e esperam de nós. Serão mais quatro anos de brigas e consensos em favor do trabalhador”.

A Posse
 
Simbolicamente, Ricardo Patah, presidente da UGT, deu posse à nova diretoria. “Esse cenário atual nos preocupa. Cabe a nós buscar caminhos para superar as adversidades. Junto com as centrais sindicais e a Federação conseguiremos. Que haja muita lealdade entre nós. Vamos buscar o que há de melhor para os trabalhadores”, defendeu.
 
Atualmente a FENATTEL congrega 22 sindicatos, incluindo o Sintetel, numa luta diária pelo fortalecimento da classe trabalhadora em diversos estados brasileiros. Ao todo, mais de 1 milhão de trabalhadores são representados pela Federação.

Os dirigentes do Sintetel Almir Munhoz, José Carlos Guicho, Cenise Monteiro, Cristiane do Nascimento e Mauro Cava de Britto fazem parte da nova diretoria da Fenattel.