Notícias

FILTRAR:

Entidades internacionais discutem mundo corporativo sob a visão feminista

Encerrou na tarde desta quarta-feira, 02, o “Diálogo dos Movimentos Sociais”. O evento ocorreu em São Paulo e foi organizado pelas entidades internacionais AIWD (Associação pelo Direito das Mulheres em Desenvolvimento, em inglês) e Solidarity Center. Foram três dias de palestras e debates com movimentos sociais e de trabalhadores e mais de 20 países  representados.

“Diálogo dos Movimentos Sociais” teve como objetivo desenvolver uma análise sobre as lutas pelos direitos das mulheres no meio corporativo. O encontro levantou debates, realidades e histórias reais de várias partes do Brasil e do mundo. “Fizemos um mergulho na análise estratégica em conjunto. Tratamos também das nossas estruturas de trabalho e obstáculos, e como podemos resistir ao poder corporativo”, acrescenta Maria Edna Medeiros, dirigente do Sintetel que representou a Secretaria Nacional da Mulher da UGT.

A partir da questão “como o diálogo pode construir uma ajuda coletiva feminista para o desafio do poder corporativo?”, foram debatidos os seguintes temas: agenda de direitos em uma economia global corporativa; garantia de liderança e direitos das mulheres e a construção de movimentos.

“O encontro proporcionou um importante intercâmbio de experiências sobre como o poder ‘invisível’ do capitalismo é exercido no mundo. Além da perspectiva feminista sobre o tema”, analisa a dirigente do Sintetel.