Notícias

FILTRAR:

Previdência e reforma trabalhista são temas de destaque no encerramento de Seminário da UGT

Com debates sobre Desemprego, Trabalho Precário e Escravo, Direitos Trabalhistas, Previdência, Crise e Futuro do Sindicalismo, a UGT, central sindical a qual o Sintetel é filiado, encerrou o Seminário de conscientização do Dia do Trabalhador (comemorado em 1º de maio) nesta terça, 26 de abril, em São Paulo. 

Professores da Unicamp e da UFRJ expuseram o atual cenário no Brasil em relação aos temas propostos. Eles disseram ser necessário discutir qual o projeto político e econômico do País e como fazer as mudanças. “Em que sentido a classe trabalhadora quer mudança? É necessário gerar uma capacidade política para poder fazer as reformas. Há um racha, uma divisão na sociedade, o que enfraquece qualquer modificação. Estamos numa situação dramática, é preciso ter unidade para enfrentar mudanças e acabar com o desemprego”, ponderou Anselmo Luis dos Santos, docente da Unicamp. 

A questão da aposentadoria, principalmente a defesa da previdência pública contra os interesses da previdência privada, e a reforma trabalhista, com foco em uma possível flexibilização de direitos proposta por diversas entidades patronais, foram os assuntos que mais renderam debate entre os participantes.

A equipe de comunicação do Sintetel preparará dois vídeos instrutivos sobre ambos os temas, que serão veiculados em nossa Web TV em maio, como parte do especial “mês do trabalhador”. Assista aos vídeos aqui em nosso site e pelo Facebook, eles te ajudarão a entender o que está em jogo quando o tema é previdência e reforma trabalhista.