Notícias

FILTRAR:

Inacreditável: Teleperformance reforma salas com trabalhadores dentro

Após receber diversas denúncias de condições de trabalho insalubres na Operação Nextel, o Sintetel realizou uma vistoria seguida de protesto na Teleperformance da Vila Prudente. O ato ocorreu na tarde de 15 de junho para cobrar uma posição da empresa. “Estávamos na poeira, entre equipamentos e pás jogadas. Sem contar o cheiro forte de produtos de limpeza”, denunciou um trabalhador.

Antes do movimento, o Sindicato acionou a empresa, que confirmou uma reforma no local, mas prometeu dispensar os trabalhadores desta operação. Entretanto, as denúncias não cessavam. Os dirigentes do Sintetel chegaram ao site e constataram que, realmente, vários teleoperadores ainda faziam atendimento em um espaço totalmente inapropriado. 

O fato é que, com o fim do contrato com a Nextel, esta operação funcionaria até o final de junho. Inclusive, o Sindicato conseguiu com que a empresa reaproveitasse a mão de obra da maioria desses trabalhadores em outras operações ou sites. 

Entretanto, com mais de duas semanas de trabalho pela frente, a TP decidiu reformar o espaço com os trabalhadores dentro. “Custava esperar a gente sair para iniciar as reformas? Temos grávidas aqui. Isso é um completo absurdo!”, questionou outra trabalhadora. 

Mais problemas
Na negociação com o Sintetel sobre a operação Nextel, a empresa garantiu que as mudanças iriam acontecer de forma transparente. Só que os dirigentes sindicais tomaram conhecimento de que a situação de boa parte desses trabalhadores ainda estava sem definição. Com mais esses agravantes, o Sindicato intensificou o movimento na porta da empresa.

“Descobrimos também que a maioria da operação ia trabalhar, mas não tinha tarefas para executar. Sem contar as diversas ameaças que recebiam”, relata Aurea Barrence, dirigente do Sintetel.

Trabalhadores relatam avanços
No dia seguinte ao ato, alguns trabalhadores entraram em contato com os dirigentes sindicais e disseram que os problemas foram resolvidos. “Somos muito gratos por termos um Sindicato atuante que se preocupa com uma classe que sofre tanto com cobranças, pressões psicológicas, entre outros problemas”, agradeceu uma trabalhadora. 

Procurada, a Teleperformance não oficializou a solução das pendências. “O trabalhador sabe que pode contar com o Sindicato sempre. Nós iremos acompanhar de perto este caso para que ninguém mais seja prejudicado”, garante a dirigente Aurea Barrence.