Notícias

FILTRAR:

Calculadora mostra condições de aposentadoria se a Reforma da Previdência passar

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) lançou um simulador que permite ao usuário descobrir com qual idade irá se aposentar, o “Aposentômetro". Para utilizar o recurso é muito fácil: basta informar o gênero, a data de nascimento e o tempo de contribuição para o INSS. 

A ferramenta irá informar quanto tempo lhe resta de trabalho até a aposentadoria nas regras atuais e como ficará se a proposta de Reforma da Previdência do governo for aprovada pelo Congresso Nacional.


PARA SE TER UMA IDEIA: 
Nas regras atuais, um trabalhador que tem 40 anos de idade e 20 de contribuição, para ter direito ao valor integral do benefício, se aposentaria com 60 anos. Se a Reforma da Previdência for aprovada, essa mesma pessoa terá que trabalhar até os 69 anos para conseguir se aposentar nessas condições. 

No caso das mulheres, o impacto da reforma é pior. Uma trabalhadora também com 40 anos de idade e 20 de contribuição teria direito de se aposentar com o valor integral do benefício aos 55 anos de idade, com a regra atual. Já com a mudança proposta pelo governo, ela terá que trabalhar 14 anos a mais. 

NENHUM DIREITO A MENOS
Contra essa tentativa de golpe nos trabalhadores, serão realizadas em todo o País manifestações nesta quarta-feira, 15. O Sintetel também participará de movimentos neste Dia Nacional de Luta. Acompanhe a cobertura em nosso site e página do Facebook (@SintetelSP). 

O proposta da Reforma deve ser colocada em votação até o final do mês de abril de 2017. A reflexão do movimento sindical é clara: "se não lutar, a aposentadoria pode acabar".