Notícias

FILTRAR:

“A reforma da previdência é um desmonte da proteção social da Constituição”, alerta Dieese

A técnica do Dieese Patrícia Pelatiere não poupou críticas à proposta de reforma da previdência apresentada pelo Governo Federal. Para ela, “a reforma é um desmonte da proteção social construída na Constituição”. 

Durante duas horas, ela explicou para as delegadas sindicais do Sintetel ponto a ponto as alterações pretendidas para as aposentadorias e como elas impactarão principalmente as mulheres.

As mudanças deixaram a plateia indignada. Entre os principais pontos estão a desvinculação dos benefícios da seguridade social do salário mínimo e uma maior dificuldade para ter direto à aposentadoria. 

Pela proposta, a idade mínima passa a ser de 65 anos para homens e mulheres, desde que tenham pelo menos 25 anos de contribuição ao INSS. Mas isso para receber o equivalente a 76% da média de contribuições realizadas. Para ter direito ao valor integral da aposentadoria, serão necessários 49 anos de contribuição. 

“Na prática, pela realidade brasileira, muitos não vão conseguir se aposentar”, lamenta Patrícia. A especialista também rebateu os argumentos apresentados pelo governo para justificar a retirada de direitos dos trabalhadores. 

Ela falou sobre o mito do déficit da previdência, sobre o falso rombo nas contas da previdência em função de gastos excessivos de governos anteriores e sobre o sistema não ser sustentável no longo prazo. O presidente do Sintetel, Almir Munhoz, também atacou a reforma da previdência, explicou que são de 10% a 15% dos benefícios que pesam nas contas da aposentadoria. Ele ainda chamou atenção para outra reforma, a trabalhista. 

Almir demonstrou especial preocupação com a possibilidade de o negociado entre sindicatos e empresas se sobrepor à legislação. “Isso na prática significa o fim da CLT e poderá trazer perdas grandes em épocas de crise”, disse antes de finalizar com uma importante reflexão: “quem não luta, não vence”. 

A palestra foi promovida e organizada pela secretaria da mulher do Sintetel, coordenada por Cenise Monteiro. 

Quer entender mais sobre a reforma da previdência? 

A equipe de comunicação do Sintetel produzirá um amplo texto para explicar ponto a ponto os problemas da argumentação do governo e para detalhar os aspectos mais relevantes da proposta.