Notícias

FILTRAR:

Teleperformance: respeite os direitos dos trabalhadores!

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi estabelecida em 10 de dezembro de 1948, data que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Na ocasião, todos os sindicatos filiados a UNI (Sindicato Mundial ao qual o Sintetel é filiado) denunciam as práticas antissindicais e que desrespeitam os direitos dos trabalhadores.

A Teleperformance não adotou uma abordagem para garantir que os seus locais de trabalho em todo o mundo estejam livres de violações dos direitos humanos. Sob a nova lei francesa de devida diligência, a empresa é obrigada a publicar um plano para identificar o risco de violações dos direitos humanos em suas operações globalmente, tomar medidas ativas para enfrentar esses riscos e adotar um mecanismo de alerta com os sindicatos franceses.
 
A Teleperformance deveria ter publicado seu plano em março, em lugar disso publicou, recentemente, o plano apenas em sua página da web.

A UNI declara estar decepcionada com o plano. A empresa deveria ter criado um mecanismo de alerta para violações dos direitos humanos em todo o mundo com os sindicatos franceses.

Apesar do que a lei diz, a Teleperformance está tentando evitar os sindicatos, criando uma linha direta de telefone em que os funcionários podem denunciar violações de seus direitos.
 
Não houve discussões com as partes interessadas, a exemplo da UNI, como diz a lei. Uma grande parte do plano baseia-se na autodeclaração que não funciona.