Notícias

FILTRAR:

Uni Jovens realiza ato de conscientização contra o trabalho infantil

A Rede Uni Jovens Brasil realizou na manhã desta quarta-feira um ato público pela erradicação do trabalho infantil. Diversas entidades sindicais, entre as quais o Sintetel e a Fenattel, reuniram-se na Praça da Sé, centro de São Paulo, para mostrar a importância de combater essa prática. De acordo com a OIT, pouco mais de cinco milhões de crianças brasileiras exercem atividade profissional.

Na coordenação do evento estavam Maria Edna Medeiros e Almir Soares que, além de integrarem o Sintetel, também fazem parte dos membros do comitê da Uni Jovens. Para eles, esse trabalho de conscientização é para quem está no mercado de trabalho. “Se existe dificuldade no mercado para os adultos, para uma criança é ainda pior. O lugar delas é na escola”, afirmaram os coordenadores.

O ato de conscientização realizado na capital paulista ocorreu simultaneamente em diversas cidades da América. A Rede de Jovens Brasil considera que é papel de todos a fiscalização para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe qualquer tipo de trabalho para menores de 16 anos, a exceção dos jovens aprendizes, que podem exercer atividade profissional a partir dos 14 anos de idade.

Além de Maria Edna Medeiros e Almir Soares, estavam representando o Sintetel alguns integrantes do Departamento da Juventude. O Dia Mundial de combate ao trabalho infantil acontece oficialmente no dia 12 de junho. Esse ano, o ato público foi antecipado em função do feriado de Corpus Christi.

TAGS