Notícias

FILTRAR:

Saiba mais sobre a Gripe Suína

A gripe suína apresenta duas formas de contágio. A primeira é quando alguém espirra ou tosse perto de você, o vírus, por sua vez, fica no ar e ao ser inalado a doença é contraída. A segunda maneira é quando uma pessoa infectada toca em algum objeto após ter espirrado ou tossido. Uma outra pessoa ao ter contato com esse objeto e levar as mãos a boca ou nariz também acaba contraindo a doença. O vírus é capaz de permanecer vivo nas superfícies por até 10 horas.

Para prevenir o contágio, basta lavar bem as mãos com água e sabão, evitar passar a mão nos olhos, bocas e nariz, evitar também aglomerações e locais fechados e usar máscara descartável em caso de contato com doentes. A utilização de máscaras sem necessidade é inútil e pode até ser pior. Com o uso, a máscara fica úmida e torna a pessoa mais vulnerável ao vírus. Só devem utilizar esse tipo de proteção as pessoas que estão infectadas pela nova gripe. O uso de álcool gel é eficaz, pois consegue tornar o vírus inativo.

A vacina contra a influenza tradicional não ajuda na prevenção da nova gripe. As únicas pessoas imunes a doença são, até agora, aquelas que já contraíram o vírus.

Sintomas e riscos

Febre alta acima de 39ºC, coriza e espirros, dor de cabeça e no corpo, falta de apetite, tosse, dor de garganta, moleza. Ainda podem ocorrer sintomas como diarréia, náusea e vômitos. Se o tratamento for iniciado até 72 horas após os sintomas iniciais, a melhora do paciente é de 100%.

Portadores de outras doenças são mais suscetíveis às complicações do vírus tipo A e devem ter cuidado redobrado. As mulheres grávidas fazem parte do grupo de risco, mas os especialistas ainda não conseguiram entender o porquê.

A estudante Roberta Guedes, de 23 anos, contraiu a doença em um fim de semana, quando foi a um bar com amigos. “À noite comecei a ter tosse e de madrugada acordei com febre e muita dor no corpo, principalmente na cabeça e nos olhos”, conta. “O importante para a minha melhora rápida foi procurar o hospital logo que eu notei que era uma gripe diferente das que eu estou acostumada”, acrescenta.

Leia mais sobre a gripe suína na próxima edição de Linha Direta em Revista.

TAGS