Notícias

FILTRAR:

Sintetel participa da Conferência Municipal de Comunicação

Nos dias 13 e 14 de novembro, o município de São Paulo realizou a 1ª Conferência Municipal de Comunicação. Promovido pela Câmara Municipal de São Paulo e organizado pela Comissão Pró-Conferência, o evento fez parte de uma etapa preparatória da Conferência Estadual, prevista para os dias 20 a 22 de novembro, e da Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), que acontece de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.

Na semana passada, segundo balanço parcial, ocorreram mais de 60 etapas municipais, conferências livres da juventude, encontros sindicais e outros eventos para discutir o tema.

Os participantes apresentam propostas para democratizar os meios de comunicação.Já existem alguns consensos nestes debates: 1) novo marco regulatório, que coíba a concentração do setor e garanta a diversidade informativa; 2) revisão dos critérios de concessão pública para as emissores privadas de rádio e TV; 3) fortalecimento da rede pública de comunicação; 4) fim da criminalização da radiodifusão comunitária; 5) política pública de inclusão digital, garantindo “banda larga para todos”; 6) revisão dos critérios da publicidade oficial, incentivando a pluralidade; 7) medidas de estimulo à participação popular e ao controle social, com a criação dos conselhos de comunicação.

O Sintetel participou do evento através do diretor Secretário Geral Marcos Milanez que considera muito importante a realização de um fórum de discussão das comunicações brasileiras. “Temos que lutar para a democratização das comunicações e neste aspecto defendemos a universalização do acesso à banda larga”, conclui.


Vale lembrar
A 1ª Conferência Nacional de Comunicação foi convocada em abril pelo Governo Federal, a partir de demanda apresentada pelos movimentos sociais, e será um espaço em que os cidadãos e cidadãs brasileiros poderão, pela primeira vez, apresentar suas reivindicações e propostas de políticas públicas de comunicação, apontando diretrizes e propostas de ações para o poder público.


Foto 1: Representante do Sintetel na Conferência, Marcos Milanez, e o vereador Jamil Murad.

Foto 2: Marcos Milanez discute proposta com o vereador José Américo, membro da coordenação da Conferência.

Foto 3: Mesa composta para a abertura dos trabalhos com a presença da Deputada Federal Luiza Erundina.

Foto 4: Plenário se organiza para o início da Conferência Municipal.

TAGS