Notícias

FILTRAR:

FORÇA E UNIÃO: Chapa 1 é eleita com 96,55% dos votos

Os trabalhadores em telecomunicações em todo o Estado de São Paulo foram às urnas entre 26 e 28 de outubro. O objetivo era eleger os novos representantes de toda a categoria. Entre os associados aptos a votar, 61,83% registaram voto. Desse total, 96,55% escolheram a Chapa 1 – Unidade na Luta para representar os interesses dos trabalhadores. 

Com o lema “Nenhum Direito a Menos”, a Chapa Unidade na Luta seguirá no comando da entidade. O presidente Almir Munhoz agradeceu mais uma vez a confiança de todo o setor de telecomunicações. São representados pelo sindicato os trabalhadores em teleatendimento, prestadoras de serviço em telecom, operadoras e também os aposentados oriundos dessas empresas. “O resultado nos dá força para brigar por mais direitos. Quando uma chapa é eleita com uma porcentagem tão significativa dos votos, isso mostra que a categoria está unida e confia em seu Sindicato”, acredita Almir Munhoz.

A nova diretoria, que assumirá em agosto de 2017 e ficará à frente do Sintetel até o mês de julho de 2021, procurou aliar experiência e renovação. Para isso, alterou 85% da composição de seu secretariado. “É sempre importante trazer gente nova, que vem com ideias diferentes para ajudar no nosso trabalho, assim como é imprescindível a experiência para auxiliar e guiar aqueles que chegam”, analisa Almir.

Os presidentes de duas das maiores centrais sindicais prestigiaram a apuração. Paulo Pereira da Silva, da Força Sindical, e Ricardo Patah, da UGT, acompanharam a contagem dos votos. Os representantes das centrais exaltaram o trabalho do Sintetel e disseram que o resultado expressa o apoio da categoria. E eles estão certos: o alto número de novos sindicalizados durante os dias de votação é prova disso. 

A promessa é de que a próxima diretoria modernize ainda mais o Sindicato por meio de uma gestão modelo. Veja os principais compromissos assumidos pela nova diretoria do Sintetel.

• MAIS ATIVIDADES PARA OS APOSENTADOS
Já há algum tempo lutamos e defendemos com toda força as conquistas para todos os aposentados. O nosso Centro de Convívio voltará a ter atividades semanais. Vamos fortalecer nossa Coordenação dos Aposentados com um novo modelo de gestão. As excursões voltarão a acontecer. E o principal: resgataremos os Seminários dos Aposentados. A Chapa 1 considera esse evento um momento de confraternização imprescindível para a categoria. Queremos escutar mais a opinião de todos os aposentados. Sua voz será ouvida. 

• CENTRO CULTURAL
Vamos resgatar o Centro de Cultura do Sintetel. Com ele, forneceremos para a categoria e seus familiares diversas atividades: aulas de violão, dança, cursos de computação, culinária, biblioteca e aulas de idiomas. Levar qualidade de vida e ajudar na formação profissional do trabalhador e de sua família é o nosso compromisso!

• NOVOS CONVÊNIOS
O Sintetel tem centenas de convênios que beneficiam milhares de trabalhadores associados. Faremos uma pesquisa com a categoria e com os associados sobre quais convênios são mais desejados, além de ampliar nossa rede para garantir descontos em faculdades, médicos e cursos. 

• COLÔNIA E CLUBES DE CAMPO
O Sintetel conta com três colônias de férias. São duas em Caraguá e uma em Praia Grande. Vamos mantê-las e melhorar ainda mais nosso serviço. Investiremos também em dois novos clubes de campo: o de Campinas, que já está sendo reformado, e um novo em Bauru. São amplos espaços com piscinas, quadras, churrasqueira e uma grande infraestrutura para todos os trabalhadores e aposentados da categoria. Vamos investir cada vez mais em espaço de lazer de qualidade! 

• ATIVIDADES EM TODO O ESTADO 
Vamos fortalecer e equipar ainda mais todas as subsedes do Sintetel. Organizaremos para todo o Estado de São Paulo campeonatos esportivos masculinos e femininos; seminários, eventos de conscientização e de comemoração de datas especiais como o Dia Internacional da Mulher, Dia do Trabalhador, Dia da Telefonista e o Dia do Teleoperador. 

• MAIS MOBILIZAÇÕES
Uma conjuntura dura que pede um Sindicato mais combativo, mais organizado e com capacidade de mobilizar para defender as conquistas econômicas e sociais da categoria. A CHAPA 1 vem com sangue novo e com espírito de luta renovado. 

• NEGOCIAÇÕES COLETIVAS NACIONAIS
O Sintetel é o maior sindicato de trabalhadores em telecom do País, mas nossa luta é a mesma dos trabalhadores de todos os estados. Vamos fortalecer as comissões nacionais de negociação em parceria com nossa Federação, a Fenattel. Isso faz com que as empresas não possam mais precarizar salários e benefícios em São Paulo sob o argumento de que sairão daqui. Elas encontrarão condições idênticas em todos os Estados. Isso é defender o emprego e a qualidade de vida do trabalhador em telecom!

• REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE TELEOPERADOR
Vamos seguir firmes na luta pela regulamentação da profissão de teleoperador. Essa é uma conquista importante para todos os trabalhadores do segmento. A regulamentação definirá obrigações mínimas das empresas em áreas como salário, jornada e pausas. Uma profissão regulamentada tem muito mais direitos. 

• SELO DE QUALIDADE
Investiremos na criação de um selo de qualidade para as empresas de telecomunicações. Esse selo só será concedido para as empresas que cumprirem obrigações mínimas: quem fugir da Lei, desrespeitar acordos/convenções e não garantir boas condições de trabalho passará a ser visto com maus olhos por toda a nossa sociedade!

• CURSO PROFISSIONALIZANTE 
Aproveitaremos o Clube de Campo de Campinas para criar uma Escola da Rede. Será um espaço para formar mão de obra para os trabalhadores de rede externa. Mão de obra mais qualificada, significa também melhores salários. Também investiremos no Centro de Formação Profissionalizante Sintetel, o conhecido Casarão.

• SAÚDE: COMBATE AO ASSÉDIO E ACIDENTES
Intensificaremos por meio de campanhas e atos o combate ao assédio moral e sexual dentro das empresas. Coações e ameaças dentro das empresas não serão toleradas de jeito nenhum. Vamos dar um basta nisso! Também intensificaremos ações de prevenção de acidentes e melhoria dos equipamentos de trabalho.